Também conhecido pelo termo em inglês branding, diz respeito a esforços multidisciplinares de desenvolvimento, aplicação e fomento de uma marca.
O Branding está diretamente relacionado a responsabilidade das empresas em aspectos institucionais e sociais de suas marcas, além da manutenção de seus ativos, assim como a geração e implementação da identidade da marca, conferindo a seus serviços e produtos o valor da marca.
A gestão de marcas tem por objetivo, portanto, a excelência da estruturação e comunicação ideal da marca no âmbito interno à instituição, bem como no âmbito externo com seus públicos
Dentre as ações de comunicação das marcas de produtos e serviços encontra-se o posicionamento destes.
Por posição pode-se entender como um lugar ocupado por um produto ou serviço com relação aos seus concorrentes e o posicionamento, por decorrência como a ação de posicionar a marca na mente das pessoas.
Dessa forma, o ato de posicionar uma marca no mercado
decorre da ação que a empresa empreende para comunicar o que a marca é e como
ela pode se traduzir em benefícios para o público-alvo.
A identidade é a concepção que a marca tem de si mesma; a imagem é a maneira pela qual o público concebe a marca. A identidade se constrói internamente; a imagem, externamente. A identidade é objetiva; a imagem é subjetiva e simbólica. A imagem se configura com base na identidade; a identidade precede a imagem. A identidade e a imagem de marca diferem em forma e conteúdo, porém, o vínculo entre elas é a comunicação.
A resultante de todas as qualidades e atributos relacionados a uma marca é conhecida por Brand Equity.
O poder da marca, independente da qualidade e características de seus produtos e/ou serviço, capaz de convencer um consumidor a escolhê-la em meio a concorrência, ou seja, tudo quanto o tangível e intangível que compõem a marca, e que contribua para o seu crescimento e lucratividade.
Logo, Brand Equity é um conjunto de ativos e passivos ligados a uma marca, seu nome, seu símbolo, que se somam ou subtraem do valor proporcionado por um produto ou serviço para uma empresa e/ou para os consumidores dela.
O ideal é o desenvolvimento de um trabalho voltado para
Brand Equity da marca, para a sua valorização, de modo que com o passar do
tempo não seja necessário redesign, mas sim sua expansão, como se vê acontecer
com algumas marcas.
0 Comentários