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CONCEITOS SOBRE MARCA



A palavra marca pode ser considerada um termo polissêmico, visto suas diferentes acepções.
Considerando esta diversidade, podem ser estabelecidos dois  pontos de vista distintos:

-O primeiro focado na questão da identificação e  diferenciação de bens e serviços, com ênfase nos aspectos físicos, perceptíveis ou significantes, abordagem adotada tradicionalmente pelas áreas de Design Gráfico e do Direito.

-Já o segundo, com ênfase em seus aspectos simbólicos e intangíveis, situando a marca em um contexto emocional e subjetivo, tradição das áreas de Marketing e Publicidade.
Contudo, o desafio contemporâneo é a unificação entre design e a gestão de marcas, desenvolvendo e implementando conceitos que contemplem simultaneamente aspectos tangíveis e intangíveis.

Uma marca representa não apenas um produto ou serviço, mas incorpora um conjunto de valores e atributos tangíveis e intangíveis relevantes para o consumidor e que contribuem para diferenciá-la daquelas que lhe são similares.

Marca é uma conexão simbólica e afetiva estabelecida entre uma organização, sua oferta material, intangível e aspiracional e as pessoas às quais se destina.

FUNÇÃO BENEFÍCIO AO CONSUMIDOR

Referência 
Ver claramente, situar-se em relação à produção setorial, identificar 
rapidamente os produtos procurados.

Praticidade 
Permitir ganho de tempo e de energia na recompra de produto idêntico pela fidelidade.

Garantia 
Segurança de encontrar uma qualidade estável em todos os lugares e a todo instante.

Otimização 
Segurança de comprar o melhor produto de sua categoria, com o melhor desempenho para um uso específico.

Personalização 
Sentir-se reconfortado com sua autoimagem ou com a imagem que é passada aos outros.

Permanência 
Satisfação nascida da familiaridade e da intimidade das ligações com uma marca que foi consumida durante anos e que ainda dura.

Hedonista 
Satisfação ligada à estética da marca, seu design e suas comunicações.

Ética
Satisfação ligada ao comportamento responsável da marca nas suas 
relações com a sociedade (ecologia, emprego, cidadania, publicidade não 
chocante)

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