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Brand Book


Com a crescente complexidade e multidisciplinaridade do processo de desenvolvimento e manutenção de marcas, o manual de identidade visual, contendo os usos apropriados e inapropriados dos elementos componentes ao sistema estabelecido, tem sido englobado como parte integrante do chamado brand book, que por sua vez pode ser compreendido como um manual de identidade da marca em seu conceito mais abrangente, ou seja, levando em consideração toda conceituação da marca, apresentam assim um compilado de princípios e normas, tanto da identidade conceitual, quanto sua transposição identitária visual, funcionando como uma interface de apresentação, explicação e engajamento da marca:

Porém, é preciso saber diferenciar o brand book de um manual de identidade. 

O brand book não é um manual de identidade visual da marca, apesar de, em muitos casos, poder conter este manual em suas páginas, uma vez que a identidade visual faz parte do contexto do branding (é um ponto de contato) e o logotipo representa a síntese visual da marca.

O manual de identidade visual se atém a questões técnicas de aplicação.

Já o brand book tem a função de registrar a essência da marca em todas as suas instâncias para que esta seja compreendida e se mantenha em foco, seja qual for o profissional ou empresa que venha a se engajar a ela.

Portanto, assim como conter informações técnicas orientadas a profissionais das áreas de design, marketing e comunicação, o brand book é uma ferramenta a ser utilizada também por outros departamentos internos, amplamente divulgado e disponibilizado para consulta, assegurando então a correta comunicação dos conceitos e essência da marca, ou seja, uma ferramenta estratégica que veicula toda a identidade, personalidade, posicionamento e manifestações da marca.

Não obstante, no nível funcional, um brand book, diferentemente de um manual de identidade visual, tem por objetivo principal o engajamento, despertando criatividade e admiração, sendo convidativo à leitura. Para isto, deve ser um guia que apresente o mundo da marca de maneira simples e clara, sendo a marca a protagonista desta história que se passa em um universo construído para inspirar e instigar, transportando o leitor para uma experiência. Neste sentido, brand books podem ser construídos de maneiras bastante diferenciadas de uns para os outros, decorrente da personalidade de cada marca.

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