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Marketing: Análise de mercado


Para ter uma boa estratégia de marketing não precisa apenas entender o cliente, precisa também entender o mercado e como o teu produto/serviço se encaixa no ambiente competitivo.

Com quem está competindo, quem é a sua concorrência?

-Precisa identificar quem são os seus concorrentes directos e quais os indirectos.

Concorrentes diretos são os seus competidores directos, que têm produtos do mesmo tipo/gênero.

Concorrentes indirectos são aqueles que competem pela mesma fatia do mercado mas têm produtos significativamente diferentes. E geralmente os concorrentes indirectos são os mais perigosos.

-É preciso entender e buscar por vantagens comparativas/competitivas para manter e buscar por novas fatias do mercado.

Geralmente existem dois tipos de vantagens competitivas: de custo e de diferenciação.

De custo: O teu produto oferece o mesmo valor que o dos concorrentes mas a um preço mais baixo. Por exemplo.

De diferenciação: Oferecer algo único.

O que precisa aprender com certeza, é como comunicar ao cliente que o teu produto é único.

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